segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Escrava Isaura de Bernados Guimarães

O livro trata de Isaura, escrava que nasceu quase branca e é tratada como filha por sua sinhá, alvo da luxúria e paixão de Henrique (fugazmente), Leôncio (maléfico, controlador e luxiante), Belchior (pobre jardineiro que trabalha na fazenda) e Ávaro (puro e amoroso) outros sentimentos dirigidos a Isaura incluem a inveja de Rosa (outra escrava, preterida por Leôncio como amante) e o carinho de seu pai Miguel (pai de Isaura). No começo trata-se do passado de sua mãe, maltratada por seu dono, o pai de Leôncio, que a tem como um ex-feitor de bom coração.
Quando estava para ser alforriada morre este dono e Leôncio a herda, sem intenções de alforriá-la. A esposa deste o deixa e ele manda Isaura para um cativeiro.
De lá ela e o pai fogem para Recife onde conhece Álvaro e se apaixona por ele. Ainda em Recife ela vai a um baile de alta sociedade e é muito admirada por seus dotes físicos e culturais, mas é denunciada como escrava pelo ganancioso Martinho. De volta para o Rio é presa por dois meses no tronco e seu pai vai para a cadeia acusado de tentar a obrigar sua filha a se casar com Belchior.
Prestes a ser liberta para se casar obrigada com o deformado Belchior pela liberdade, achando que Álvaro está casado, e é impedida por estes que liquida os bens do falido Leôncio, que se mata com um tiro no cranio para fugir da humilhação.
No final ela consegue sua carta de alforria e é liberta e se casa com Álvaro.


BOM EU ACHEI O LIVRO MUITO INTERRESANTE E LEGAL POIS ATRÁVES DELE VOCÊ VIAJA EM UM MUNDO IMAGINARIO REFLETINDO COMO SÉRIA NAQUELA ÉPOCA ADOREI O LIVRO.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaz que texto bom, esse cara sabe fazer textos NOTA DE 0 A 10 MINHA NOTA 10 HSAHSAHS